sexta-feira, 18 de outubro de 2013

ABVAH intervém na Justiça em caso recorrente de casos gravíssimos de maus tratos em Hortolândia.


Devido a varias denuncias recebida na Associação, nossa equipe foi ao local indicado na denuncia e levantou junto aos vizinhos no local denunciado a procedência de maus tratos a 4 cachorras fêmeas. Cidadão denunciado já responde a processo anterior por crime de maus tratos com resultado morte de uma cachorra e todos os seus filhotes (crime ambiental – Lei 9605/98), razão pela qual, a pedido da ABVAH que representou junto ao Ministério Público de Hortolândia, foi deferido a Associação Bem e Vida Animal Hortolândia (ABVAH) a retirada dos animais  do local para tratamento, bem como o individuo foi temporariamente proibido de ter outros cachorros até final dos processos que responde. O proprietário que já responde a um processo por crime de maus tratos anterior (maio de 2012) que resultou na morte de uma cachorra e todos os seus filhotes do sexo masculino mantinha em sua posse mais 4 fêmeas, que segundo relata moradores vizinhos, estes animais eram maltratados e nas madrugadas ouviam – se gritos dos cachorros de dor pelos vizinhos. Mediante a representação na Justiça, foi concedida a ABVAH uma ordem judicial para retirar as cachorras. Na operação foi necessário que o oficial de Justiça requisitasse auxilio da policia militar.
 
Os animais resgatados, por determinação judicial foram averiguados clinicamente por Médico Veterinário do Município de Hortolândia (Zoonoses), passando a noite de quinta e sexta nos zoonoses, separados dos demais cachorros, onde ficaram sob - proteção judicial, vide placas colocadas na grade onde os mesmos ficaram no Zoonoses de Hortolândia. No sábado foi encaminhado três dos animais resgatados para o Canil de Nova Odessa, na ONG AAANO (Associação Amigos dos Animais de Nova Odessa), que acolheu provisoriamente 3 (três) dos animais, providenciando os cuidados devidos, medicação e exames. A quarta cachorra foi mantida sob os cuidados da Vice Presidente da Associação, Tati, por apresentar quadro critico de saúde, desnutrição aguda, muito vermes, e infecção no Útero.  Foi realizado ultrassom pela ABVAH e constatado infecção no útero, porem, a medida Veterinária descartou a possibilidade de Piometra, hipótese diagnóstica inicial, que não se confirmou após os exames. Nós da ABVAH damos o nome de Linda a esta cachorra resgatada, por toda a ternura e meiguice deste animal que aguardava a morte naquela residência, Linda, sequer late pessoal.
 
O ex- proprietário, indagado pelo nome dos animais, disse nunca deu nome aos animais e alega que os animais mortos, são pessoas que “pulam o murro de seu quintal e matam seus animais”, objeto de processo crime já em andamento na justiça desde maio/2012, onde foi documentada a morte de uma cachorra fêmea, em igual quadro de desnutrição e com infecção generalizada em útero e ovários, que teve que sofrer eutanásia por não apresentar condições nenhuma de vida, não respondendo ao tratamento e medicamentos, devido ao avançado estado de maus tratos e sofrimento infringido por seu proprietário.
 
No caso de Linda, resgata dia 10/10/2013, felizmente, resgatada a tempo, embora sua situação seja critica, estamos medicando e ela apresenta por hora um quadro de melhora. Estamos tratando a anemia e infecção, para posterior intervenção cirurgia para retirada de útero e ovários, pois Linda está tão fraca/anêmica, que não aguentaria qualquer intervenção cirúrgica atualmente.
Confira abaixo, a decisão judicial obtida pela ABVA; o oficio de recebimento dos animais no canil de Nova Odessa e as fotos da diligencia bem sucedida para os animais.




 
 
 




                                      










                                     







 

6 comentários:

  1. Parabéns por estarem á frente dessa causa, nossa cidade precisava muito de pessoas sérias e realmente comprometidas em resgatar nossos patudinhos que sofrem maus tratos e nāo tinham a quem recorrer...Hoje sabemos que essa linda equipe esta com ekes pro que der e vier!!! Grande beijoo a todas vcs!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo apoio amiga Diones, nossos animais agradecem. A muito a fazer em Hortolândia, mas começamos oficialmente com muita Fé e Amor no coração. Conto com sua colaboração para melhorar a vida dos animais de nossa cidade. Começamos por aqui, quem sabe um dia Hortolândia possa dar exemplo de respeito aos animais? Depende de nós. Vamos a luta amiga. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Olá meninas...Estou precisando de ajuda ref a 3 cachorro que estão em um terreno .Já mandei mensagem pedido ajuda.Aguardo um contato. obrigada!!!

    ResponderExcluir
  4. Por favor, Anônimo, favor deixar seu nome e telefone contato que retornamos para averiguar a denúncia, Obrigada. Já tentou ligar para a guarda ambiental de Hortolândia e fazer a denúncia pedindo providências junto aos supostos donos desses animais?

    ResponderExcluir
  5. Olá pessoal.. Preciso de ajuda, quero denunciar maus tratos a um Pit Bull.. Esta sem comida sem água, e chegou a comer o próprio rabo de tanta fome.. Como denuncio? Aguardo resposta..

    ResponderExcluir
  6. Liga para mim direto, fone: (19) 997 002926. Tem que denunciar direto a policia, maus trato e crime, Hortolândia tem muitos casos, não damos de conta de todos. Precisamos que a população ajude, levando o caso direto a polícia, afinal quem está vendo o crime, é testemunha dos fatos, nem que peça o anonimato.

    ResponderExcluir