quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Bem Estar Animal pelo Professor e Médico Veterinário Dr. Fernando Salles

As cinco liberdades que todos os animais tem direito:

       "Ser livres de fome e sede.
       Ser livres de desconforto térmico e físico.
       Ser livres de medo e estresse.
       Ser livres de dor e doenças.
  Ter liberdade para expressar seu    comportamento natural."

Texto gentilmente elaborado pelo Professor Doutor Fernando Salles - Médico Veterinário para ajudar a ABVAH na conscientização sobre os direitos dos Animais no tocante ao bem Estar e mudanças de pensamentos na causa animal por vários segmentos da sociedade, confira o texto na integra abaixo: Boa Leitura!


          Artigo de Bem-Estar Animal.

Já se foi o tempo onde os conceitos de Bem – Estar animal em cães e gatos era muitas vezes ignorado por proprietários, adestradores e outros profissionais da área. Neste artigo compartilho com os leitores, a minha aspiração pessoal, e que é compartilhada por todos aqueles que amam os animais. Convido os amantes dos cães e gatos a fazer parte deste projeto e a sonhar com um futuro melhor a todos eles.
Espero poder inspirar todos aqueles que desejam e compartilham do mesmo sonho, das mesmas ambições e convicções quando se fala em Bem Estar animal.Há um desejo muito intenso de que ocorra a integração de vários profissionais como veterinários, proprietários e adestradores para que o melhor de cada área possa de forma sinérgica, proporcionar condições nutricionais, psicológicas e de manejo adequado aos cães e gatos, com isso, minimizando qualquer fator deletério á saúde.
A quebra de paradigmas e de costumes no tratamento dos cães e gatos se faz necessária, isso, se queremos alcançar nossos objetivos. Sabemos que a individualidade de cada animal deve ser respeitada, no entanto, isto não nos impede de adotarmos qualquer medida que se entenda fundamental na promoção da saúde animal.
Antes de adotarmos qualquer ação, sugiro a formação de um grupo multidisciplinar de profissionais, onde cada um poderá de forma eficiente, contribuir para melhora do animal em todos os aspectos. Esta equipe poderá estabelecer medidas que devem ser alteradas, com o objetivo de promover uma melhora tanto do comportamento, como do Bem – Estar animal.
As informações a respeito do animal em questão são e sempre serão sigilosas, atendendo as exigências do Código de Ética profissional de cada área. Queremos alcançar uma integração entre veterinários e proprietários, onde a comunicação seja transparente e objetiva, pois a saúde e o Bem – Estar do animal depende disso.
O Veterinário possui um papel muito importante em todo o processo, pois tem uma influência muito grande junto aos seus clientes, o que facilita a mudança ou implementação de novas práticas de manejo, nutrição e ambiência.
Não queremos somente nos tornar uma referência neste assunto, mas de forma prática, criar medidas que realmente promovam a melhoria da saúde destes animais.
O caminho que a ciência tem adotado para estabelecer o que é Bem – Estar Animal aparece da junção de conceitos de subjetividade e experiências que os animais vivenciam, além dos aspectos fisiológicos que cada animal possui de forma individual.
Os conceitos básicos utilizados para a elaboração de uma legislação em diversos países e que nos auxilia na elaboração de parâmetros de avaliação de Bem – Estar são:
Comportamento Animal – O Bem – Estar é o resultado de um ambiente saudável onde os animais devem apresentar ou pelo menos serem estimulados a um comportamento mais próximo do natural.
Funcionamento Fisiológico – O Bem – Estar é o resultado de um bom funcionamento fisiológico onde índex de crescimento, reprodução e longevidade, estão com taxas altas.
Experiências Subjetivas – O Bem – Estar Animal é o resultado da diminuição de experiências negativas ao máximo, e a promoção de experiências positivas.
Outro grupo de fatores muito importantes são as cinco liberdades onde diz que todos os animais devem:
1)      Ser livres de fome e sede.
2)      Ser livres de desconforto térmico e físico.
3)      Ser livres de medo e estresse.
4)      Ser livres de dor e doenças.
5)      Ter liberdade para expressar seu comportamento natural.

Por fim, a ciência do Bem – Estar Animal tem o objetivo de fazer com que o homem possa refletir a respeito da forma como os animais são tratados e também ajudar na busca de fatores que possam de alguma forma causarem dor ou sofrimento e a partir desta identificação, criar novos protocolos de manejo e tratamento que tenham como foco, o Bem – Estar Animal.

Dr. Fernando Salles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário